Chegou a hora de enviar seu filho ou sua filha para escola. Não precisa se preocupar. Veja o que fazer para ajudar seus filhinhos a começar com tudo e sem sofrimento.

Um alerta para pais com filhos no ensino fundamental e médio! Leia agora…
29/11/2018
5 blogs sobre alimentos ou educação alimentar que vale a pena conhecer
29/01/2019

Chegou a hora de enviar seu filho ou sua filha para escola. Não precisa se preocupar. Veja o que fazer para ajudar seus filhinhos a começar com tudo e sem sofrimento.

Prepare-se para a ocasião. Você precisa estar preparado

É você, pai ou mãe, que precisa estar muito preparado para esta ocasião. Realmente é muito desafiador para você deixar seu filho em uma instituição de ensino, mesmo que você já a conheça, o que ameniza a situação, mas que fica longe de trazer uma tranquilidade plena.

Por isso, é preciso que você esteja preparado para isso. Procure conversar muito com seu cônjuge para que juntos tomem a decisão correta em relação a qual escola escolher e qual período deixar os pequeninos.

Se você estiver preparado, seu filho ou sua filha sentirá segurança também quando vocês estiverem se despedindo deles.

 

Procure incentivar as crianças, mas sem forçar a barra

Agora que você está preparado, é importante não forçar a barra ao incentivar as crianças para a escola. É preciso ter cuidado para não criar ansiedade ou qualquer sentimento resultante de um incentivo mais caloroso. Procure deixar a situação o mais normal possível, pois isso vai ajudar a criança em sua adaptação.

 

Cuidado com as trocas!

Precisamos apresentar a escola como algo bom, prazeroso e não como um castigo que merece algo em troca para aliviar o sofrimento. Então, apresente a escola como algo bom e tome muito cuidado para não se esforçar no sentido de comprar o filho com algum prêmio por ele estar indo para escola. Imagina você todos os dias tendo que premiar seu filho ou sua filha para ir à escola… Isso parece meio estranho, não é mesmo?

 

Até que acostume, mantenha uma rotina para saída de casa e caminho para escola

Ao criar uma rotina, a criança se acostumará mais facilmente com a dinâmica envolvendo a vida escolar. Os preparativos em casa, a conferência de itens que ela levará – já vai ensinando que é preciso fazer um checklist antes de sair de casa –, o caminho para casa e, inclusive, os colaboradores da escola que a receberão e que estarão com ela durante o período em que estiver lá.

 

Seja sincero ao se despedir

Tome cuidado para nunca sair sem se despedir da criança. Isso mesmo! Nunca use o truque de sair escondido ou algo assim. É preciso cuidar para que ela não se decepcione com o fato de estar na escola ou até mesmo que tenha a sensação de que foi “abandonada” pelos pais que sumiram repentinamente. É importante trabalhar o entendimento de que estar na escola é algo muito bom.

Não se sinta chateado ao perceber que seu filho ou sua filha não quer ir embora

Agora que já estamos totalmente organizados quanto ao início das aulas, vale ressaltar que muitas crianças depois de alguns dias não querem ir embora da escola, e choram ao ver seus pais chegando para busca-las. Fique tranquilo(a)! Embora você tenha responsabilidade nisso: você fez tão bem o trabalho de iniciação à escola em sua criança que agora ela entendeu que aprender e brincar é algo muito gostoso. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *