6 Dicas Para Escolha Acertada da Próxima Escola de Nossos Filhos

Palestra Motivacional | O que é e para que serve
17/08/2018
13 Coisas que Pais Mentalmente Fortes NÃO Fazem
29/10/2018

6 Dicas Para Escolha Acertada da Próxima Escola de Nossos Filhos

6 Dicas Para Escolha Acertada da Próxima Escola de Nossos Filhos


Chega esta época do ano e começa o desafio de encontrar a melhor escola para nossos filhos. E isso com toda certeza demanda (ou deveria demandar) um bom tempo por parte dos pais.
É bem verdade que muitos deles não começam a pensar no assunto agora, no início de setembro, o que faz com que decidam sem levar em consideração informações importantes sobre as escolas de sua cidade e o que cada uma delas oferece em termos de ensino, qualidade, segurança, comodidades, entre outras coisas mais. Quanto menos tempo tivermos para a tarefa mais importante que temos no ano mais probabilidade de cometermos erros que comprometerão a felicidade da família inteira.
Digo isso levando-se em consideração que em meu trabalho – desenvolvimento de empresários e suas famílias – escuto o tempo todo que a coisa mais importante na vida de meus clientes é a família e que ela representa ser a base de tudo, o maior motivador, a razão de viver, a razão de criar um empreendimento ou de querer melhores empregos e salários, porque querem dar o melhor para filhos e cônjuges. Acredito que todos são verdadeiros e autênticos em relação a isso.
Mas, será que na escolha do colégio para nossos filhos estamos sendo coerentes com isso que acreditamos? Será que estamos aplicando tempo e análise suficientes para uma escolha acertada que nos garanta a felicidade de todos da família? Pensando nisso, preparei uma lista com dicas baseadas em relatos de meus clientes, pais de adolescentes, para ajudar você na escolha da escola de filho para o próximo ano.
Vamos lá?
Dica #1 – Invista tempo e analise os sinais
A falta de tempo, assim como em tudo na vida, pode ser um fator decisivo para que você faça uma escolha errada na hora de decidir a escola para seus filhos. Isso porque é preciso conhecer mais a fundo a instituição que deseja, pois não se trata apenas de fatores visíveis, tangíveis, mas sobretudo de um serviço intangível observável por meio de resultados. E como verificar se a escola faz isso se não dedicarmos tempo para analisar essa parte intangível que a escola está proporcionando a nós? Mas, quais informações são essas? Nos itens a seguir, apresento mais 5 erros que representam algumas dessas informações.
Perceba que a ideia de escrever este texto é tão somente ajudar você nesta tarefa de tamanha responsabilidade. Nosso desejo é que você tenha condições de escolher conscientemente, eliminando falhas no processo de escolha para que garanta o melhor para seu filho e para sua família.
“Conheça a fundo a instituição que deseja, pois não se trata apenas de fatores visíveis, tangíveis.”
Estamos aqui para ajudar você e por isso, fique à vontade para conversar comigo em meus canais digitais:
YouTube: @francisnunescoach | Facebook: @FnpartnersOficial Dica #2 – Saiba exatamente o que deseja para seus filhos
Uma falha comum que acontece sem que o pai perceba é a falta de conhecimento sobre o que exatamente queremos desenvolver em nossos filhos, e como podemos encontrar algo que não sabemos o que é? Precisamos ter bem definido isso conosco antes de iniciar a procura por uma escola. Mas como descobrimos isso? Em meu texto – Incoerência Familiar – apresento uma ferramenta para alinhamento dessas questões na família, por meio da construção de uma cultura de valores bem pensada e alinhada. A partir daquela ferramenta é possível direcionar as decisões individuais e coletivas para uma mesma direção, possibilitando escolhas mais acertadas e a diminuição de conflitos entre membros da família e entre família e escola. É necessário que os pais conversem entre si sobre isso e alcance os filhos com esse alinhamento. Esse trabalho trará mais luz no momento de escolher a escola para os filhos, afinal de contas, é imprescindível que tenhamos filhos felizes dentro de nossas escolas, de nossas casas; só assim conseguiremos ser pais realizados.
O alinhamento dos valores da família elimina problemas de relacionamento.
Dica #3 – Conheça o Projeto Político Pedagógico da Escola
Com certeza, se não sabemos o que queremos para educação de nossos filhos teremos muita dificuldade na escola para nossos filhos. No entanto, mesmo sabendo o que queremos precisamos entender bem a proposta da escola para o serviço que deseja nos vender. Para isso é preciso que a gente dedique tempo para conhecer o seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Você sabia que toda escola é obrigada a apresentar um PPP para que a Diretoria de Ensino, órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação, que por sinal é ligada ao Ministério da Educação, autorize seu funcionamento. Você já ouvir falar em Projeto Político Pedagógico? Se sua resposta é não, talvez aquelas insatisfações com a escola de seu filho não seja problema da escola, mas sim seu por comprar um serviço que você não conhecia. A notícia boa é que agora você sabe que existe um projeto a conhecer e você precisa conhece-lo. Outra maneira de saber se deve contratar uma escola é observar se a equipe pedagógica conhece o seu e sabem o que fazer para que ele aconteça. Para escolher bem a escola de seu filho você precisa entender com profundidade a proposta da escola.
Peça para o diretor da escola apresentar o Projeto Político Pedagógico
No PPP você vai encontrar o que a escola pensa da educação e como ela faz acontecer a educação, porque pensa assim e onde desejam chegar com o trabalho desenvolvem em sua instituição.
Conhecendo a proposta, você poderá verificar se ela está vendendo para você o que você deseja comprar.
Dica #4 – Observe e valide o atendimento da escola
Quando visitamos de uma escola, precisamos observar como somos atendidos, desde o contato telefônico e por e-mail até o atendimento presencial. A equipe dá atenção para nós, trata-nos com cordialidade e respeito, são ágeis a nossas solicitações, tem paciência quanto aos nossos questionamentos, se interessam genuinamente por nós e por nossos filhos, sorriem para nós quando passamos, conversa conosco e está disponível para nos auxiliar quando necessário? A própria equipe se respeita e se ajuda entre si? Não podemos nos enganar, se a equipe não faz nada do que mencionamos acima quando querem vender para nós, como será quando acontecer um problema e precisarmos falar com eles para que resolvam? Como será quando receberem um feedback nosso sobre algo a melhorar em seus serviços? Procure fechar matrículas com uma empresa que mostre amar o que faz no dia a dia.
Dica #5 – Veja se a escola está antenada com a tecnologia
Estamos vivendo a quarta revolução, a revolução tecnológica, e uma simples olhada para o lado vai mostrar a realidade: pessoas conectadas o tempo todo com algum tipo de tecnologia; carros inteligentes, relógios que nos mostram informações de saúde, enviam e-mails, pagando contas como cartões de crédito, etc. Além disso, é possível ligar a banheira, acionar o ar-condicionado com a temperatura que desejamos, acender as luzes de casa, tudo com acionamento por um celular. É muita tecnologia. Então, por que não desejar uma escola que esteja conectada com o mundo, com a ciência, com os pais, com os filhos? Hoje já é possível acessar informações dos filhos por meio de aplicativos diversos. As aulas também já estão conectadas com a tecnologia com portais para tarefas e outras atividades, datashow em aulas, etc. Não dá para brigar com a tecnologia, temos que nos aliar a ela. E uma escola ligada à tecnologia está à frente de outras que ainda não estão utilizando. Não estou falando de internet, pois ela é apenas um aspecto da tecnologia. Uma escola antenada com a tecnologia fomenta desenvolvimento tecnológico para que saia de sua escola profissionais preparados para melhorar a tecnologia, de forma a possibilitar seu uso por qualquer pessoa, esteja ela onde estiver, ou seja, para romper com a barreira do espaço geográfico. Trata-se de se preocupar para que um dia a tecnologia esteja disponível para todos. Se você está lendo este texto, com certeza acessou uma escola que utiliza a tecnologia para se comunicar com seu público, com os pais, com seus alunos, pois este texto está disponível em blog e e-book, portanto, seu acesso só é possível por meio da tecnologia. Esse é um sinal de que esta escola está conectada com o futuro. Fica a dica.
Escola e Tecnologia Uma escola conectada com a tecnologia não é aquela escola que oferece internet para seus alunos; mas sim aquela que prepara o aluno para utilizar a internet de maneira saudável. Mais do que isso, é aquela escola que consegue ganhar a atenção de seus alunos sem o uso da internet, fazendo-os mergulhar em um processo de ensino agradável e eficaz.
Dica #6 – Não brigue por preço sem antes entender o valor
Sei que é muito importante fazermos pesquisa de mercado antes de comprar algum produto ou serviço e com escola não deve ser diferente. Nesta tarefa, porém, é preciso considerar um conjunto de informações capazes de esclarecer uma diferença crucial para que você saiba se fez uma boa escolha ou não, além dos fatores acima mencionados. Antes de decidir em qual escola confiar a educação e construção do futuro de nossos filhos, precisamos entender qual o valor que esta escola oferece em seus serviços, e isso deve ser analisado com base no todo observável. O preço é muito importante, mas não deve ser critério único de decisão, afinal de contas, qualquer real (por menor que seja) gasto com algo que não resolveu o seu problema, não trouxe o que você buscava, se torna algo caro. Isso faz a gente pensar que qualquer coisa comprada que não resolveu ou agregou algo que esperávamos torna-se caro. Qualquer empresa que decida vender produtos ou serviços se deparará a algo decisivo antes de dar seu preço: o custo! Tudo tem um custo e muitas vezes ele que decide a qualidade do que estamos comprando. Não estou dizendo que preço alto é sinal de qualidade nem que preço baixo é sinal de má qualidade. Outros fatores contribuem para que serviços ou produtos ruins sejam caros também, como uma má administração, por exemplo. O fato é que se pesquisamos cinco escolas, quatro tem um preço parecido e outra, oferecendo a mesma coisa, apresenta um valor bem mais barato, precisamos ficar em alerta: por que as outras estão bem acima do que esta está me oferecendo? Será que ela conseguirá entregar o que está prometendo? Será que com este ticket mensal ela conseguirá manter a qualidade e entregar o que estou comprando? A maneira mais acertada de tomar a decisão sobre preço é procurando entender a diferença entre valor x preço. Preço é o que vamos desembolsar com o fechamento do contrato, mais especificamente, quanto pagaremos para que nosso filho estude nesta escola? Valor é o que eles entregarão para mim, como será o processo de ensino do meu filho. Será que ele vai ser bem tratado? Será que os valores da escola são suficientes para formar meu filho e prepara-lo para um futuro brilhante? Será que ele será um cidadão de bem hoje e melhor ainda amanhã? Quanto vale ter uma resposta positiva para essas últimas perguntas? Quanto vale ter seu filho feliz todos os dias no processo de ensino e de aprendizagem? Quanto vale preparar seu filho para uma vida de superação diária, com entendimento de que problemas aparecerão, mas que nós podemos superá-los? Será que vale à pena arriscar esses resultados por causa daquela diferença na mensalidade?
Para continuar – Experimente utilizar as informações deste post
Agora é com você. Minha experiência na educação mostra que se nos preocuparmos com esses pontos, com certeza teremos mais clareza e segurança para escolher a escola para nossos filhos. Afinal de contas, vivemos para vê-os felizes, para que progridam na vida, para que tenham sucesso. Nada mais justo do que investir tempo na procura pela escola e para nos dedicar a alinhar os valores da família, para conhecer bem a proposta pedagógica da escola, para experimentar o atendimento que a equipe tem para oferecer no dia a dia, para olhar com carinho a visão sobre tecnologia que a escola possui e para entender com profundidade a diferença entre preço x valor antes de tomar a decisão mais importante que temos que tomar ao procurar escola para nossos amados filhos.
Se gostou, fique conosco.
Espero que este texto ajude profundamente você e continuo a sua disposição nas redes sociais para falar com você.
Francis Nunes Pereira É doutor pela PUC de São Paulo, estudando modelos mentais, comportamento, discurso e grupos sociais.
Hoje estuda os Impactos da Inteligência Cognitiva na Educação, nos negócios e na família.
Fundador da KogBauen – Alavancagem de Resultados, que ajuda outras empresas a criarem projetos de crescimento por meio da adaptação de seu modelo de negócios para atender as demandas da 4a Revolução Industrial, a Tecnológica.
Tem 4 livros publicados, entre eles Filhos Felizes, Pais Realizados, Gratidão Incondicional e Crash.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora